O dançarino e a dançarina, precisam de alguns pré-requisitos, e um deles é um bom alongamento e uma boa flexibilidade.
Muitos fatores influenciam a flexibilidade de uma pessoa, como seu modo de vida por exemplo, se é uma pessoa ativa ou não, se pratica exercício, se é mais parada, pois nossos músculos e articulações, são como as máquinas, se não usa-los, eles enferrujam. Uma máquina que fica muito tempo parada, enferruja, não é mesmo?
E se nós mechemos nela bruscamente ela pode até quebrar. É isso que acontece quando não alongamos, e não temos a devida preparação, antes de qualquer exercício físico, não só na dança, mais em qualquer tipo de exercício, até andar de bicicleta muitas vezes, principalmente se nossa idade, já ultrapassou os 13 ou 14 anos, em que nossos músculos já não são mais tão flexíveis como eram à alguns anos atrás.
Mas voltando as máquinas, o nosso corpo reage igualmente, quando não é usado e de uma hora pra outra, dele é requerido um movimento às vezes brusco, às vezes não, mas ele não está devidamente preparado, então nossos músculos e articulações se rompem, causando grandes lesões á nível de articulação e muitas vezes a níveis de musculatura.
Bem este foi um fator, mais existem outros, que também influenciam na flexibilidade, que serão falados mais a frente.
Então, antes de qualquer exercício alongue-se, e antes de alongar, aqueça sua musculatura e articulações, correndo, saltando como movimentos pequenos, mexendo suas articulações, com movimentos leves um pouco antes de alongar.
Essa preparação antes de alongar, também ajuda a evitar lesões, pois muitas delas também acontecem alongando.
Toda essa preparação é necessária para exercer nosso ministério com excelência.
Jeremias 31:4 "Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás nas danças dos que se alegram".
Heloisa De Souza Brillinger Anacléto
Diretora do Núcleo Artístico Brillinger
Nenhum comentário:
Postar um comentário